Lyra do Commercio se apresenta em Santa Cruz Cabrália
A Sociedade Philarmonica Lyra do Commercio participou, domingo (8), dos festejos da Padroeira de Santa Cruz Cabrália, Nossa Senhora da Conceição. A Lyra do Commercio se apresentou na Procissão com 27 músicos, tocando um vasto repertório sacro, além de músicas tradicionais de filarmônicas – dobrados –, contagiando a população da cidade vizinha.
Segundo o Diretor de Patrimônio da Lyra, Tiago Souza Santos, o intercâmbio entre filarmônicas é uma antiga tradição e a Lyra do Commercio sempre é convidada a se apresentar em várias cidades baianas. Recentemente, a filarmônica se apresentou em Mascote, Wenceslau Guimarães, Itagimirim, Ilhéus e Salvador.
A Lyra do Commercio também participou, no mês passado (22 a 24), em Canavieiras, do Programa de Qualificação de Músicos. O objetivo é atualizar, ampliar e aprimorar as vivências musicais de instrumentistas e regentes das filarmônicas atuantes no estado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).
Participaram da jornada de Qualificação Musical de Filarmônicas professores de música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a exemplos dos maestros Fred Dantas, Celso Benedito, Lélio Alves, Everson Santos, Joel Barbosa, dentre outros. Informa o presidente da Lyra, Jailton de Souza e Souza, que a jornada foi bastante proveitosa para a formação dos músicos.
A Sociedade Philarmonica Lyra do Commercio foi fundada em 1º de janeiro de 1894 e funcionou normalmente até os anos 70, quando, por falta de recursos, paralisou suas atividades. Reativada em 2002, graças a um programa de revitalização de bandas antigas, a Lyra mantém uma escola de música, direcionada aos jovens, com o objetivo de formar novos músicos para seus quadros.